feedburner
Escreva seu e-mail:

Entregue por FeedBurner

feedburner count

Não temas, filho! - Lucas 1.13

Marcadores:


“disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” Lucas 1.13.

Contexto: Israel está sob o domínio do império romano. Está sem profeta e desde o cativeiro babilônico, já não aguarda mais um rei para o trono de Davi, já que nem rei há mais. Mas eles esperam e oram pelo Messias que fora profetizado. O libertador do povo. Zacarias era sacerdote e coube a ele entrar no santuário para queimar incenso. Quando o texto diz (v.8) “por sorte”, é porque esse era o modo pela qual se escolhia um dos sacerdotes para entrar no templo; isso, para que todos eles tivessem oportunidade. O povo orava pela libertação de Israel, e o anjo veio responder essa oração. Diz ele: “Não temas, porque tua oração foi ouvida” (a de Zacarias, em nome do povo). A concepção milagrosa de Isabel, que era idosa e estéril (v.7), não é a resposta da oração específica do momento. Note que as duas sentenças estão separadas por “; e ”. A conexão das frases se dá porque o nascimento de João Batista está ligado à libertação do povo. Ele prepararia o caminho para O Messias.

 Por que não temer? 1 Porque Deus ouve nossas orações; 2 porque Ele responde infinitamente mais e melhor do que pedimos; 3 porque mesmo não parecendo ser como pedimos, seu cuidado e atenção conosco é de Pai para filhos.

 Aplicação: Qual tem sido o seu propósito com Deus? Qual é o seu temor? Deus nos mostra duas coisas aqui, que Ele dá infinitamente mais do que pedimos, mas que o Seu cuidado com o povo precede isso. A principal preocupação de Deus é com nosso futuro. Não a salvação como um fim. O que significa isso? Não é esse o tema do evangelho, irmos para o Céu ao invés do inferno? Não! O povo queria ser liberto de Roma, e esperava um Messias guerreiro que o fizesse à força. Deus providenciou a vinda de um Cordeiro, para conduzir o povo a muito mais que a liberdade de Roma ou do inferno. Jesus veio nos conduzir a Ele mesmo. Ele é o motivo do evangelho, e esta boa nova é o que nos faz conhecer a Glória de Deus na face de Cristo (2 Coríntios 4.6). Como diz John Piper: “Deus é o Evangelho”. Muito mais do que nos livrar do inferno, Jesus veio nos conduzir, ser nosso Caminho, para a estarmos na Glória do Pai. Após dizer não temas, porque o pedido da libertação de Israel fora atendido, o anjo anuncia um presente: o milagre do nascimento de João Batista. Preste atenção a isto: Tenha certeza de que vocêconhece, se relaciona e confia no Caminho, a saber, Jesus. Então não temas, pois tudo o mais, Ele tem poder de fazer por você e para que você desfrute a Sua Glória. Ele é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20). Afinal: Muito mais do que ser simplesmente salvo, eu e você fomos feitos filhos de Deus, e para Ele não há impossíveis (Lucas 1.37).

 Não temas, filho! – É um devocional de autoria de Alberto M de Oliveira, e é publicado no blog Ecclesia Semper Reformanda Est, de propriedade do mesmo. Sua divulgação é autorizada pelo autor, em qualquer meio virtual, desde que como um bom cristão se divulgue a fonte.

Fonte, acesse: Não temas, filho! – Lucas 1.13





0 comentários:

Postar um comentário